+55 (77) 3639-6990

whatsapp

+55 (77) 99940-6880

email

comercial@jhsementes.com.br

Acompanhe nossas Redes Sociais:

AGRICULTURA DIGITAL: REVOLUÇÃO DIGITAL NO AGRO!

Para fechar o ano de 2022 aqui no Blog da J&H Sementes, vamos falar sobre um assunto muito importante, a revolução digital no Agronegócio, quais modificações vem acontecendo e o que podemos esperar para os próximos anos. Acompanhe!

Uso de tecnologias no campo: evolução!

Muito se fala sobre Agricultura Digital, Revolução Digital, Agricultura Inteligente, Agricultura 4.0, Agricultura 5.0 entre outros termos. Tudo se resume às transformações tecnológicas e digitais que o Agronegócio vem passando ao longo dos últimos anos.

A agricultura mundial tem o desafio de alimentar mais de 9 bilhões de habitantes até 2050, porém o cenário mundial é crítico devido a crescente escassez de recursos como terra e água, mudanças climáticas e eventos extremos, níveis baixos de renda per capita, mudança de hábitos (consumidores exigentes em alimentos mais nutritivos e funcionais).

Frente a esse cenário se faz necessário uma Agricultura Inteligente, com uso de recursos tecnológicos que proporcionem melhores resultados, a fim de produzir mais e melhor sem abertura de novas áreas, recuperar áreas degradadas, otimizar espaços, diversificar culturas durante o ano. Com isso, a tecnologia tem sido utilizada de forma expressiva no Agronegócio nos últimos anos.

Confira a linha do tempo abaixo descrevendo a evolução do uso de tecnologias na agricultura.

O que é Agricultura Digital?

A partir da década de 80 iniciou-se um forte desenvolvimento de tecnologia no campo, com a agricultura de precisão, o geoprocessamento através de bancos de dados SIGs (sistema de informação geográfica), facilitando o avanço da automatização e mecanização, permitindo otimizar recursos no processo produtivo, principalmente pela aplicação de adubação com taxa variável.

A Agricultura Digital ou também conhecida como Agricultura 4.0 chegou posteriormente para auxiliar o processo de agricultura de precisão. Segundo a Embrapa, agricultura digital é o conjunto de soluções tecnológicas que por meio de processamento de dados, ou os chamados “big datas”, capturados junto com o sensoriamento remoto e uso de softwares, auxiliam na otimização dos processos e nas tomadas de decisão do agricultor, visando sempre o resultado mais assertivo.

Atualmente as ferramentas da agricultura digital já é uma realidade para os produtores, segundo um estudo da Embrapa de 2020, 84% dos produtores utilizam algum tipo de tecnologia, como:

  • Plataforma de gestão

  • Aplicativos de medição de área

  • Aplicativos de previsão meteorológica

  • Agricultura de precisão vinculada a maquinários (GPS, adubação em taxa variável)

  • Monitoramento de imagens de NVDI

  • Uso de drones na pulverização

Tecnologias biológicas

As tecnologias biológicas e recursos genéticos também têm se destacado nos últimos anos, utilizando técnicas avançadas de biotecnologia, biologia sintética, edição de genes, desenvolvimento de biomoléculas, prospecção de organismos benéficos através da genômica e outros. O uso desses recursos está alinhado com o aumento da produtividade e redução de custos, como:

  • Desenvolvimento de produtos biológicos e tecnologias na agricultura

  • Desenvolvimento de cultivares resistentes a pragas, doenças, fatores bióticos (estresse hídrico)

  • Desenvolvimento de cultivares tolerantes a herbicidas e outras moléculas, facilitando o manejo de plantas daninhas resistentes.

IMPORTANTE: O que nos espera num futuro próximo? A tendência é que os avanços tecnológicos ocorram principalmente na área de sequenciamento genético da microbiota do solo, favorecendo o desenvolvimento de cultivares mais responsivas às interações com microrganismos, por meio de engenharia de rizosfera, ferramentas de genômica, transgenia e/ou edição gênica, visando a redução de custos e avanços do Brasil como o principal exportador de alimentos produzidos com tecnologia sustentável.

Agricultura 5.0 e tendências!

A revolução acontece a passos largos e na verdade já estamos vivendo um período de transição entre a Agricultura 4.0 e 5.0. Entenda as principais e as próximas tendências.

  • Drones e satélites: Aeronaves não tripuladas utilizadas para coleta de dados de satélite da vegetação e da fazenda, além de uso em aplicações de defensivos e disseminação de inimigos naturais.

  • 5G: Avanço da distribuição de rede de internet no campo com velocidade diferenciada em relação a outras tecnologias anteriores, melhorando o processamento e análises de grandes volumes de dados.

  • Internet das coisas (IoT): Conexão de aparelhos diversos com a internet, melhora no tempo de resposta de armazenamento de dados em nuvem. Uma tendência e também um desafio é a implantação num futuro próximo de amplas redes de IoT no meio rural, com cobertura a longas distâncias, conexão entre dados de máquinas, pessoas e nuvem, por exemplo.

  • Inteligência artificial (IA) e digitalização: Capacidade de dispositivos eletrônicos funcionarem de maneira semelhante ao pensamento humano. O atendimento virtual de clientes, já é uma realidade, a inteligência artificial promove a aproximação dos consumidores via redes sociais, comércio digital, junto com os avanços nos meios digitais de pagamento. Com a digitalização é possível rastrear os produtos via código de barras, auxiliando no processo de comércio digital. O uso da inteligência artificial aliada a digitalização é uma realidade crescente no Brasil.

  • Automação, hiperautomação e robótica: Uso de máquinas com piloto automático, que podem percorrer trajetos sem a intervenção humana, outros exemplos são as ordenhas robóticas, irrigação automática, tratores e maquinários autônomos.

  • Sensores, biossensores, nanossensores: Dispositivos bioeletrônicos capazes de detectar rapidamente espécies químicas e/ou biológicas. Utilizados para monitorar estresses bióticos e abióticos. Sensores acoplados a máquinas, por exemplo, sensores de linha, que auxiliam na correção na hora do plantio.

  • Impressão 3 e 4D: Tecnologia que consiste num método que liga os materiais camada em camada para se construir o que se planeja, no Agronegócio é utilizado para impressão de ferramentas, engrenagens, bicos de pulverização, peças para máquinas agrícolas, próteses para animais, entre outros.

  • Blockchain: Consiste no armazenamento de dados e as transações das criptomoedas de forma criptografada (segura), com auxílio do token que é a representação digital de um ativo (dinheiro, propriedade e investimento). No agronegócio é possível criar tokens relacionados com commodities, por exemplo cada um equivale a um quilo de um produto (cacau, soja, milho). A tecnologia de blockchain permite o rastreamento e venda direta entre produtor e consumidor final, chamada de P2P (person to person ou pessoa para pessoa), tecnologia ainda pouco utilizada no agronegócio, porém com grandes possibilidades de crescimento.

  • Agricultura vertical: Cultivar culturas em camadas empilhadas verticalmente em um ambiente controlado, ambiente natural modificado para aumentar o rendimento, possibilidade de implantação em áreas urbanas.

Considerações finais

Os avanços da tecnologia no agronegócio é um processo importante e interligado com diversas áreas, o que torna o processo complexo, porém a revolução digital já é uma realidade, visando otimizar processos e recursos com o objetivo de aumentar produtividade e ganhos para o produtor. São vários os desafios na implementação dessas tecnologias mais recentes, porém o cenário é promissor e o crescimento está acelerado nos últimos anos. Nós, da J&H Sementes acreditamos no avanço da tecnologia para benefício da humanidade e também fazemos nossa parte, produzindo sementes de alta qualidade, com as últimas tecnologias em variedade de soja! Conheça nosso portfólio clicando aqui!

Esse artigo foi feito em parceria com a Agro Insight, para conhecer e saber mais, acesse: agroinsight.com.br.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

MASSRUHÁ, S. M. F. S.; LEITE, M. A. de A.; OLIVEIRA, S. R. de M.; MEIRA, C. A. A.; LUCHIARI JUNIOR, A.; BOLFE, E. L. Agricultura Digital: pesquisa, desenvolvimento e inovação nas cadeias produtivas. Embrapa: Brasília, DF. 2020. Disponível Aqui. Acesso em 15 dez 2022.

EMBRAPA. Agricultura Digital no Brasil: tendências, desafios e oportunidades: resultados de pesquisa online. Embrapa: Campinas, SP. 2020. Disponível Aqui. Acesso em 15 dez 2022.

Panorama completo da tecnologia de Blockchain no agronegócio. Blog Jacto. Disponível Aqui. Acesso em 15 dez 2022.

Tecnologia no campo: blockchain otimiza o agronegócio. Revista Exame. Disponível Aqui. Acesso em 15 dez 2022.

Embrapa. Novas tecnologias de sensores e biossensores para monitorar ambiente e estresses bióticos e abióticos. Visão de Futuro. Disponível Aqui. Acesso em 15 dez 2022.

Blog Basf. Agricultura 5.0: O que é, Conceito, História e Como Funciona. Disponível Aqui. Acesso em 15 dez 2022.

Como funciona a prototipagem 3D no agronegócio? Produteca ideias tangíveis. Disponível Aqui. Acesso em 15 dez 2022.

Intensificação de digitalização no Agro. Blog AgroInsight. Disponível Aqui. Acesso em 16 dez 2022.

Agricultura Digital. Blog AgroInsight. Disponível Aqui. Acesso em 16 dez 2022.

Compartilhe:

Categorias

Categorias

Publicações Recentes

AGRICULTURA DIGITAL: REVOLUÇÃO DIGITAL NO AGRO!

PLANTEI E AGORA? 5 ITENS PARA FICAR DE OLHO E GARANTIR A PRODUTIVIDADE DA SOJA!

OS 5 VILÕES DA PRODUTIVIDADE NO PLANTIO DA SOJA

Tags